BE
- Roberto Kitagawa
- 11 de jun. de 2020
- 3 min de leitura
Atualizado: 5 de jul. de 2020

Em comemoração aos 07 anos do Lançamento de BE, no último dia 10.06, segundo e último disco da Beady Eye, banda liderada pelo nosso Our Kid, formada com os membros remanescentes do Oasis (Andy, Chris e Gem) algum tempo após o trágico final em 2009, o site whofeelslove.com.br, traz a resenha faixa a faixa, desse álbum produzido por Dave Sitek, conhecido por trabalhos com bandas como Tv on The Radio, Yeah Yeah Yeahs, Liars, Foals e até a brazuca Cansei de Ser Sexy.
Abertura com a ótima Flick of the Finger, composição assinada por Liam, Andy e Gem. Destaque para os metais inseridos na música e o discurso da época da Revolução Francesa do jornalista francês Jean Paul Marat, no qual ele cita flick of the fingers (movimento de dedos), que poderia rasgar milhões de pessoas em pedaços.
Na sequencia, a climática Soul Love, essa cairia bem em Standing on The Shoulder Of Giants, hein? Composição de Liam Gallagher "... Come into my world, it's all for you ..." (venha para o meu mundo, é tudo por você), a letra não nega. A faixa foi o terceiro single do disco, fazendo dobrada com Iz Rite, alias com uma capa muito legal, fazendo menção a cultura Northern Soul.
A próxima de Andy Bell, Face The Crowd, mais agitada, mais seca e direta, Rock n´Roll, quebrando um pouco o clima das duas faixa de abertura. A parte das palmas é muito legal.
Depois, Second Bite of The Apple, primeiro single oficial do disco, composição de Gem Archer, voltando ao clima do álbum, metais novamente aparecendo, uma puta faixa, alias Gem não decepciona nunca, vide suas colaborações no Oasis, como Hung In A Bad Place e A Bell Will Ring. Alguns dizem que a música soa The Zombies, em especial a faixa Time Of The Season, com uma linha de baixa semelhante.
Outra pérola de Andy Bell, a deliciosa Soon Come Tomorrow, começa com um clima meio "faroeste", depois soa espacial, e tem umas guitarras gostosas de ouvir (wah-wah), demais!
Iz Rite, essa é minha favorita do disco, acho que Gem, sempre ele, escreveu para o Liam cantar. Uma canção de amor pra frente "... When you call my name, It takes away my pain ..." (Quando você chama meu nome, minha dor vai embora) "... Say it again ..." (Diga de novo), linda essa música. A versão acústica no Abbey Road, de show gravado pela Absolute Radio é fantástica também.
Andy Bell compõe I´m Just Saying, essa acho uma faixa média, poderia ter sido substituída por um b-side, que alias são muito bons e aparecem nas versões com bônus track do álbum, como Off At The Next Exit (essa deveria ter entrado no álbum de qualquer maneira) e Back After The Break compostas pelo Gem. Diziam que é a música mais Oasis, época (WTS)MG? que a Beady Eye tinha composto, e tem aquele backing vocal legal ".. 1,2,3 ... you and me ... 7,8,9 ..." mas não impressiona tanto.
Continuando, Don´t Brother Me, composição de Liam, com aquela mençãozinha de leve na letra ao seu ídolo mor "... Come on now, give peace a chance...". Acho que a música soa Beatles, mas se arrasta muito, 7:30, deveria ser mais direta.
Segundo single do disco, Shine a Light outra composição do Liam, iniciando com aquele violino e piano apoteótico e na sequencia aquela batida, eu diria que remete a Primal Scream. A faixa ganhou um vídeo clipe muito bacana também, com freiras e liam vestindo uma roupa de reverendo.
Ballroom Figured, mais uma bela canção do Gem, com clima acústico. Eu não sei, mas ouvindo os dois primeiros versos da música e algumas partes da canção também, as vezes parece que a letra poderia ter sido escrita por Liam direcionada ao Noel, "Did you ever loan me that song?
Did you ever know me at all? ..." (Alguma vez você já me emprestou essa música? Algum dia você já me conheceu completamente?).
O gran finale fica por conta de Start Anew, a prova de que Liam também escreve boas canções, vide I´m outta time e Songbird. Bell chegou a dizer que ela soa Neil Young. Aquela parte Yeah yeah yeah, Oh oh oh ... já diz tudo.
Diferentemente da turnê do álbum de estreia Different Gear, Still Speeding, infelizmente a desse álbum não passou pelo Brasil e a banda encerrou suas atividades.
A "polêmica" capa e arte do álbum são assinadas por Trevor Jackson http://www.trevor-jackson.com/ com fotos de Harry Peccinotti. Gosto bastante.































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